Espaço Helô Fernandes

Papo de canto #03 – Eu tenho idade para começar a dançar?

Papo de Canto

idade-para-dancar-p9e3o20q0a5vamecxzfis91r4zz7kk6q1k9wt8tslc

Papo de canto #03 – Eu tenho idade para começar a dançar?

Gente, que pergunta ótima! Acho que não tem uma pessoa que já não tenha se perguntado sobre isso quando ela deseja começar uma atividade nova depois de adulto.

Vamos por partes? Parte número um: existe uma diferença muito grande entre idade cronológica e idade corporal. Isso tem reflexo na relação e na forma como nós vivemos a nossa vida. Se você tem uma vida mais ativa corporalmente, se você tem uma vida mais sedentária corporalmente, se o seu trabalho exige que você fique muito tempo sentado, se você anda muitos quilômetros por dia, se você quase não caminha…

Essa diferença de idade corporal não tem a ver com a nossa idade cronológica necessariamente, entende? Posso ter 18 anos e ter uma idade corporal muito maior por ser uma pessoa que passa 16 horas do dia na frente de um computador. Eu posso ter 50 anos e ter uma idade corporal inferior se eu pratico atividades físicas regularmente, se eu caminho, se eu corro, se eu já faço outras atividades e etc.

Então, não se apegue a sua idade cronológica, pense um pouco sobre como funciona o seu corpo no dia a dia. “Ah mais agora lascou tudo, eu vivo sentada, eu não faço nenhuma atividade e já tenho 55 anos”. Você pode começar a fazer uma nova atividade, sim! Você pode começar a dançar, sim! O que você precisa considerar nesse caso, é que o seu tempo de aprendizagem vai ser diferente do tempo de outras pessoas, ou seja, você vai chegar na aula de iniciante e começar realmente lá do B–A-BA. Não tente chegar numa aula de qualquer modalidade que seja e sair arrasando no primeiro dia se o seu corpo ainda não está acostumado com isso.

photo_2021-06-29_15-36-43 Agora, você aceita esse desafio para o seu corpo? Aceita que seu corpo passe pelo desafio de aprender uma nova habilidade? Se você tem isso bem claro dentro de você, você vai se dar muito bem em qualquer modalidade de dança!

Tem alguma modalidade de dança melhor para determinada idade? Não! Quem vai decidir isso? Você! Posso fazer balé com 50 anos? Posso! Posso fazer stiletto com 50 anos? Posso! Posso fazer dança do ventre com 50 anos? Posso! Posso fazer twerk ou dança de salão? Posso! Posso fazer qualquer uma das modalidades? Posso! Quem vai decidir se eu consigo ou não consigo sou eu mesma, dentro das limitações que o meu corpo apresenta e isso independe da minha idade.

Uma colocação importante que a gente precisa ressaltar é: o envelhecimento traz sim mudanças físicas. Mas, mesmo assim as atividades físicas são benéficas não só para o seu corpo mais também para o seu intelecto, para suas habilidades cognitivas. Para praticar algumas modalidades serão necessárias algumas adaptações? Sim! Mas qual o problema nisso?

Então, presta muita atenção no que eu vou dizer: Não existe uma idade certa para se começar a dançar. Você pode começar a dançar com a idade que você tem. A dança não exige que você tenha um corpo XYZ, uma idade XYZ para que você possa praticá-la. A dança exige que você tenha um comprometimento com você mesmo, e espere o seu tempo para que você possa aprender essa modalidade.

Não é fácil aprender algo novo depois de uma certa idade, porque já estamos habituados com algumas coisas, mas, se você topar o desafio, posso te garantir que independentemente da modalidade da sua escolha, você com certeza vai ter uma vida corporal muito mais feliz. As atividades de dança realmente fazem diferença na nossa vida. Simples assim.

Gostou desse Papinho de Canto? Deixe o seu comentário e vamos conversar mais sobre isso!

Tem algum outro tema que você queira conversar? Escreva aqui!!

Beijo grande, até o próximo papo!

Confira o vídeo deste Papo de Canto no meu Instagram:

Bem-vindo(a) ao Whatsapp Espaço Helo Fernandes. Agende uma aula experimental!
Enviar